RPG

A reeducação postural global é uma técnica indicada para desalinhamentos posturais, por exemplo, as escolioses. Como diz o seu nome, é uma técnica de melhora postural através do tratamento das cadeias musculares. O objetivo é conseguir harmonia corporal trabalhando o paciente da cabeça aos pés.

A Reeducação Postural Global (RPG) é um método da Fisioterapia que visa a saúde integrada a partir do ajuste entre as estruturas do corpo.

A RPG realiza uma avaliação postural completa do paciente, enquadrando o paciente de acordo com suas cadeias musculares. Após essa avaliação o paciente é organizado em uma postura onde consiga corrigir o corpo dos pés a cabeça.

Dentre as diversas técnicas de terapia manual, as por cadeias musculares ganharam notoriedade atualmente.

As principais publicações a respeito das cadeias musculares são dos autores de P. Souchard, G. D. Struif, L. Busquet e M. Nisand. Dentre elas, a principal é de sua precursora Françoise Mezièré. O termo “cadeia muscular” foi descrito pela primeira vez por Françoise Mezièré, em 1947. A terapeuta francesa, define cadeia muscular como sendo um conjunto de músculos de mesma direção e sentido geralmente poli-articulares. Esses músculos funcionariam como se fossem apenas um, pois sua ação conjunta promove um movimento funcional ou assumem postura determinada.

Philippe Souchard, com a publicação da obra “O Campo Fechado” (1981) mostrou o método (RPG) aos terapeutas corporais, sobretudo aos fisioterapeutas.

Quanto mais submetemos nosso corpo às condições de vida artificiais, mais sentimos a necessidade de tratar e preservar nosso corpo.

As dores nas costas, deformidades da coluna vertebral, reumatismos, insuficiências respiratórias, enxaquecas, são alguns exemplos de patologias que podem surgir por causa dos desequilíbrios posturais.

A RPG acredita que cada indivíduo é um módulo único, onde cada doença repercutirá de uma forma em cada um. O fisioterapeuta olha para o corpo globalmente, e não partes específicas, trabalhando com posturas ativas em alongamento, que podem devolver aos músculos hipertônicos, rígidos e dolorosos, sua força, seu comprimento e sua flexibilidade.

A retração de um músculo leva a retração de outros, e só as posturas de estiramento progressivo cada vez mais globais, permitem alongar todos os músculos rígidos.

A prática do RPG é indispensável na prevenção das deformações e das dores, e permite corrigir de forma eficiente as anomalias posturais leves, e suprimir as dores ligadas ao enrijecimento muscular articular.

Não importa se você sente dor em uma região, durante a sessão ela nunca será trabalhada de maneira isolada.

Rodrigo Blauth
CREFITO 69.002-F