Posturologia

Tratamento Postural que organiza o corpo através dos captores posturais que são os pés, olhos, aparelho manducatório e ouvido interno. Utiliza palmilhas importadas da França para tratar as desarmonias dos pés, magnetoterapia (imã) e exercícios para os problemas oculares (hipoconvergências). O tratamento visa, através do alinhamento postural, tratar problemas ortopédicos como artroses, hérnias de disco e cefaléias.

A posturologia, método desenvolvido pelo cirurgião-ortopedista francês Dr. Bernard Bricot, diferencia-se por ser uma nova abordagem de diagnóstico e tratamento multidisciplinar que reúne várias especialidades como oftalmologia, fisioterapia, odontologia, fonoaudiologia, ortóptica, podologia e outros.

Atua na prevenção e tratamento das causas de uma série de doenças vinculadas aos desequilíbrios posturais e não apenas nos seus sintomas. Indicado para tratar cefaléias, dores musculares e ou articulares, desvios da coluna, disfunções craniomandibulares e distúrbios do comportamento.

Os estudos em Neurofisiologia mostram que a regulação postural não depende exclusivamente do ouvido interno, mas, sobretudo de outros captores (olhos, pés, pele, dentes, músculos, articulações). Esses captores sensoriais dão informações permanentes ao sistema postural, que vai tornar possível o equilíbrio do corpo. Eles se desregulam muito freqüentemente, daí surgindo à necessidade de atenção por parte dos profissionais da postura para preservar a saúde das pessoas.

É realizado uma avaliação clínica dos pés, olhos e boca. Após as características são correlacionadas com a postural global.

O tratamento visa readaptar os captores corporais. São utilizadas palmilhas para correção dos pés, magnetoterapia e exercícios para regulação dos olhos. As técnicas e as alternativas para adaptação postural às vezes precisam ser mais abrangentes. Muitas vezes há necessidade de técnicas para relaxamento da articulação temporo mandibular, manipulação corporal, liberação de cicatrizes patológicas entre outras.

Rodrigo Blauth
CREFITO 69.002-F

Sites relacionados:
www.ciesbrasil.com
www.posturologie.org
www.posturologie.com